O ser humano, em sua maioria, gosta do conforto trazido pela tranquilidade de um dia-a-dia controlado sem grandes mudanças radicais. As mesmas tarefas e afazeres todos os dias trazem uma sensação de que está "tudo em ordem". E, tenho que confessar, é extremamente confortante essa sensação de que tudo em nossas vidas está normalizado.
Porém, na vida somos convidados a enfrentar situações diferentes do nosso cotidiano. Situações que nos desafiam e que nos fazem repensar toda a sequência de nossos afazeres para dar conta do que nos foi atarefado. E quase sempre há a preocupação do sucesso: "Será que vamos conseguir?" é a pergunta que não sai da cabeça trazendo medo e insegurança. As vezes a falta de uma resposta pode levar ao fracasso.
Existem diversas maneiras de responder à essa pergunta, mas a minha preferida possui referências bíblicas:
Lucas 5 - Tradução da Bíblia da Pastoral
Certo dia, Jesus estava na margem do lago de Genesaré. A multidão se apertava ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lado; os pescadores haviam desembarcado e levavam as redes.
Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, acabou de falar, disse a Simão: "Avance para águas mais profundas, e lancem as redes para a pesca."
Simão respondeu: "Mestre, tentamos a noite inteira, e não pescamos nada. Mas em atenção à tua palavra, vou lançar as redes."
Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se arrebentavam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que fossem ajudá-los.
Nossa vida é constantemente abençoada com novos desafios, mesmos em pequenas coisas que não damos atenção do nosso dia-a-dia. Sempre tenha fé de que Deus está do seu lado. Viva nEle e e deixe que Ele viva em você. Os desafios, quando encarados com fé, são vitórias, degraus que nos levam para a prosperidade.
Hebreus 11 - Tradução da Bíblia da Pastoral
A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se vêem.E essa força chamada fé, vem de dentro de você, do seu coração. Não importa o seu tamanho, basta que ela seja posta em Deus.
Para finalizar, assim como não devemos ser pessoas de pouca fé, pra baixo e desanimadas, também não podemos achar que somos mais do que somos. Deus nos deu a medida exata de vida para sermos o suficiente bons por Sua presença em nós.
Romanos 12:3 - Tradução da Bíblia da Pastoral
Em nome da graça que me foi concedida, eu digo a cada um de vocês: não tenham de si mesmos conceito maior do que convém, mas um conceito justo, de acordo com a fé, na medida que Deus concedeu a cada um.Que Deus vos abençoe!